terça-feira, 10 de agosto de 2010

Afinal, quantos sonhos eram?

Pois é, eu disse ter um sonho antigo e mencionei dois: a Torre e o passeio no Sena. Acho que pelo fato de serem na mesma cidade, acabei por juntá-los num só, mas são duas emoções muito diferentes: Paris vista de dois ângulos distintos!
Das alturas, até onde a vista alcança, é aquela imensidão cujo relevo familiar devido aos filmes e cartões-postais, emociona pelo impacto que provoca, já o que vemos do barco, (a denominação bateau mouche já não é mais usada), é algo mais íntimo, quase ao alcance das mãos: Notre Dame, Museu d'Orsay, de onde partimos, as famosas pontes, cantadas em prosa e verso e de onde as pessoas acenavam alegremente! Vimos um cara sentado na margem do rio, lavando os pés, ao passarmos, ele sorriu e abanou as mãos sem constrangimento.                                  
Contrário aos cruzeiros usuais, o que contratamos dizia, Rio Sena e Canais, e tinha a duração aproximada de duas horas. Para nossa surpresa, lá pelas tantas, o barco enveredou pelo canal Saint Martin e de repente entrou num túnel, acho que mais longo que o Rebouças. A única luz que tínhamos, vinha das clarabóias abertas a alguma distância uma da outra e em alguns pontos era tão baixo, que não podíamos ficar de pé sob o risco de batermos a cabeça, coisa que dificilmente aconteceria comigo...Estávamos navegando por baixo da cidade!
Por fim, saímos do outro lado, DENTRO DE UMA ECLUSA!!! FANTÁSTICO!
Já tive oportunidade de ver algumas dessas obras maravilhosas de engenharia que possibilitam que um rio passe de um nível a outro e dessa vez foram várias.
Terminamos o passeio onde era o antigo Les Halles. Como já tínhamos as mochilas, pegamos o metrô para a Gare du Nord, para a viagem de volta para a Inglaterra, que não aconteceu sem percalços: um pacote não-identificado e portanto considerado suspeito, encontrado na linha do trem, atrasou todos os embarques e filas imensas congestionaram o recinto fazendo com que só conseguíssemos embarcar lá pelas cinco horas da tarde e consequentemente chegarmos já anoitecendo, em Brighton, exaustas, mas felizes!  

2 comentários: