sábado, 22 de outubro de 2011

Mar Morto


Com uma superfície de aproximadamente 1050 km2, 80 km de comprimento e 18 km de largura, o Mar Morto é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.
Nos últimos 50 anos, perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa da exploração excessiva de seu afluente, única fonte de água doce da região, além da evaporação natural. A contínua perda das suas águas causa uma também contínua redução em sua área e profundidade, cerca de 417 m abaixo do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo.
A grande quantidade de sal por ele apresentada, é dez vezes superior à dos demais oceanos, sendo então  muito escassa a vida em suas águas já que qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão, morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. Em termos de concentração, o teor de sal no Mar Morto é de 30 a 35 g de sal por 100ml de água. Essa grande quantidade de sal aumenta sua flutuabilidade.
Depois de visitar Massada, descemos para tomar banho no Mar Morto. Imperdível! A gente bóia como rolha e não é muito fácil sair da água que é viscosa como óleo saturado. O fundo é uma lama preta, grudenta mas todos fizeram questão de cobrir o corpo com ela por suas propriedades terapêuticas. Fomos avisados para não colocar a mão nos olhos ou engolir água, o ardor é intenso e a ingestão, mesmo acidental, provoca vômito. Dei o azar de levar um baita tombo ainda na areia, esfolei os joelhos, o queixo e sujei a boca. Além do "mico", ardeu pra burro quando entrei na água e meus lábios incharam pois tentei limpá-los com a mão molhada, damn, damn, damn...Depois, uma chuveirada refrescante para tirar a lama e o sal do corpo. Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário