O Brasil está presente este ano no Festival de Verão, em Southbank, Londres. Vários eventos artísticos e culturais estão acontecendo alí desde o início de julho e se estenderão até setembro. Shows de música, exposições as mais diversas, se distribuem pelos vários auditórios e teatros da localidade, com grande afluência de público.
É maravilhoso ver como as pessoas reagem à menor menção do Brasil: invariavelmente um largo sorriso se abre e manifestam o desejo de conhecer o nosso país, o que me enche de orgulho!
Semana passada, fomos ao Queen Elizabeth Hall assistir o show da Mart'nália, que loucura! Com seu grupo de instrumentistas e ritmistas muito bem entrosados, ela incendiou um público de quase 1000 pessoas que cantaram e sambaram com ela por cerca de 1 hora e meia! A maioria era de brasileiros, mas havia muitos estrangeiros e um inglês comentou com minha irmã que embora não conhecesse a cantora, gostava muito do Brasil e que não conseguiu ficar parado, e mostrou isso sambando desajeitadamente bem na nossa frente.
Um arquiteto brasileiro, junto com um grupo de jovens de uma área menos favorecida do Rio de Janeiro e de Londres, montou ao ar-livre, uma miniatura de favela com tijolos vazados, pintados com cores vivas e dispostos sobre montes de areia à guisa de morros, fazendo um interessante paralelo entre as duas cidades. Quando estive lá anteontem, véspera da abertura da exposição chamada "Morrinho", embora não estivesse tudo pronto, muita gente parou para apreciar o trabalho que ficará exposto até setembro. Pretendo voltar em duas semanas para vê-lo terminado.
É o Brasil mostrando que não é só futebol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário