quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Muita informação... Cafarnaúm - Rio Jordão

ENTRADA DE CAFARNAÚM
MONTE DAS BEM-AVENTURANÇA
De Nazaré em diante, várias cidades foram mencionadas, anotei alguma coisa mas acabei me enrolando pois ou bem a gente olha ou escreve, resultado, tenho um monte de palavras soltas que não consigo juntar para que façam sentido, uma pena!
Dentre todas se destaca Cafarnaúm, onde Jesus passou a maior parte de sua vida pública e onde realizou muitos milagres. Aí também ficavam a casa de Simão Pedro e a Sinagoga do tempo dos bizantinos.
Embora haja controvérsia, foi também onde Ele realizou o Sermão da Montanha, no Monte das Bem-aventuranças.
Trata-se de uma colina que parece um jardim e transmite uma paz tão grande que eu seria capaz de ficar ali muito mais tempo que o permitido.
Com tão pouca informação, só me restou colocar algumas fotos para ilustrar a passagem. Dali seguimos para Betânia onde se realizou o Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão.

SINAGOGA

SINAGOGA DE CAFARNAÚM

COLUNAS DA SINAGOGA


Um muro de azulejos marcava a entrada para o Rio Jordão e contava em vários idiomas, o momento do Batismo de Jesus. Pena que não tinha em português...
Embora não fosse uma peregrinação, tivemos durante a viagem a companhia de um padre que realizou uma cerimonia revivendo o batismo, com a renovação das promessas e repetindo o gesto da água na cabeça de cada um do grupo.

Uma bata branca era exigida para quem quisesse entrar na água, só que a dita custava $10 e ninguém estava a fim de entrar naquela água gelada e ainda pagar pra isso mas, uma das companheiras resolveu arriscar, pediu para ser a última, paramentou-se toda, quase perdeu a vez porque se atrasou e ainda ficou danada pois pensou que era para mergulhar a cabeça como fazem algumas religiões! Quase morremos de rir... A cara de indignação que ela fez quando o padre não permitiu que ela mergulhasse, foi muito engraçada, por fim, desistiu e saiu nadando como quem diz: "Tô nem aí, vou aproveitar os meus $10"!                              

RIO JORDÃO
                                   

4 comentários:

  1. Sem dúvidas o lugar é belíssimo, independente de palavras ou conceitos ou verdades. O importante é saber olhar por um único óculo, o próprio e de vez em quando utilizar-se da câmera e do blog para compartilhar essas experiências que só vivemos se experenciarmos! Beijos caprichados, Beluca

    ResponderExcluir
  2. Biluca, cê num acredita, só ho hoje ví seu comentário!!! Desculpe, tá? Vou escrevendo e de vez em quando releio para ver como está e foi assim que encontrei seu comentário! Vc tem razão, é preciso viver essas experiência para apreciá-las melhor. Eu me considero uma privilegiada por ter tido tal oportunidade. Beeeijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Maria:

    Aqui quem vos escreve é o Rodrigo; seu sobrinho que reside no sul há 17 anos (o tempo passa...) - como vai?
    Realmente és uma pessoa de sorte, por teres ido a tais lugares: não é para qq um!
    Estava lendo a história da tal 'bata de 10 reais'... acho que se eu estivesse lá, compraria tal: mesmo sem "entrar na tal água gélida"; mais para uma RECORDAÇÃO - hehe.
    E agora na época da PÁSCOA, muitas vendas/procuras? O que se vê/ouve falar é nos tais OVOS DE PÁSCOA...
    Ah, e vi umas fotos de tortas/bolos seus no GOOGLE - uma pena tais serem consumidos rapidamente; pois são bonitos mesmo... Até pensei que fosse algum TRABALHO ARTESANAL/DECORATIVO!
    E uma boa páscoa para vocês todos.

    Beijos,
    Rodrigo

    internet_r@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Rodrigo, espero que a alegria da Páscoa se prolongue pelo ano todo!Obrigada pelo comentário.Realmente posso me considerar com sorte por ter a oportunidade de conhecer tantos lugares e ainda há muitos mais, faz tempo que não atualizo meu blog pois tenho andado muito ocupada com uma encomenda enorme de orquídeas, qq dia eu me animo para escrecer outra vez. Beijos para todoa.

      Excluir