terça-feira, 26 de julho de 2011

Museo del Prado

Velazquez-Museo del Prado


Lateral do museu
Adoro museus e o Prado estava nos meus planos. Muitas vezes deixo de visitá-los porque o tempo é curto e as filas sempre muito grandes, aconteceu com o Louvre, já estive várias vezes em Paris e nunca o visitei! Não vou perder a oportunidade em agosto quando estiver por lá com a Dilma.
Ontem, decidi visitar o maior museu da Espanha que abriga muitas das mais importantes coleções de pinturas e esculturas, acho que maior na Europa, só o Louvre! A princípio, sem saber por onde começar, vaguei pelas várias salas do primeiro piso, gostei muito do Claustro dos Jerônimos com esculturas em bronze e mármore. É tanta coisa bonita que fica difícil decidir o que ver primeiro!
Consegui então um folheto com ilustrações das consideradas obras-primas, com os números das salas onde se encontravam. Ficou mais fácil assim, mas não menos fascinante pois obedeciam a uma ordem provavelmente cronológica, com isso havia obras de um mesmo pintor espalhadas por diferentes salas. Saí procurando as pinturas correspondentes a cada ilustração, andei quase 4 horas lá dentro! Ví coisas maravilhosas mas ainda ficaram muitas outras para uma próxima vez, quem sabe?  El Greco, Velazquez, Rubens, Tintoretto, Veronese, Tiziano e muitos mais se sucederam, mas fiquei apaixonada pela obra de Murillo, a "Imaculada Conceição", por pouco não me fez chorar, "Sant'Ana ensinando a Virgem Maria a rezar, de uma doçura incomparável, foram as que mais me chamaram a atenção! Quase tiveram que me mandar sair pois estava na hora de fechar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário